histórico

O Projeto Música na Escola é uma parceria do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical de Belo Horizonte com redes públicas e particulares de ensino. Trata-se de uma proposta original e com características únicas, com experiências de reconhecido sucesso no âmbito estadual e municipal. Criado a partir de uma Tecnologia Educacional original, desenvolvida desde 1971 no Núcleo Villa-Lobos, compreende desde a formação de professores em educação musical com base em metodologia própria até o material de apoio, criado especialmente para o ensino de música na escola regular. Além disso, contamos com mais de 20 anos de experiência em projetos realizados na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (1997/1998) e em municípios como Catas Altas (2011-2016), Santa Bárbara (2006-2012, premiado em 2012 pela Associação Mineira de Municípios), Entre Rios de Minas (2008, em parceria com o Instituto Maria Helena Andrés) e Vespasiano (2000, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

O Projeto teve origem no final de 1996 e foi criado a convite da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com o objetivo de introduzir o ensino regular de música para as quatro primeiras séries do ensino fundamental nas escolas da rede pública estadual. Uma equipe para a qual foram convidados os músicos/educadores musicais Carlos Kater, José Adolfo Moura, Maria Amália Martins, Maria Betânia Parizzi Fonseca, Matheus Braga e Rosa Lúcia dos Mares Guia foi encarregada de conceber um projeto que atendesse as exigências e particularidades do sistema público de ensino do Estado de Minas Gerais e que pudesse ser implantado já no início de 1997.

Entre 1997 e 1998, o Projeto Música na Escola capacitou 3.269 professoras de classe e proporcionou aulas de música semanais a 124.390 alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental em 451 escolas públicas de 29 municípios mineiros.

PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO MUNICIPAL - AMM

O Município de Santa Bárbara recebeu em 2012 o prêmio da Associação Mineira de Municípios na área de Educação com o Projeto Música na Escola. Diversas ações promovidas na área da Educação, entre elas o Projeto Música na Escola, colocaram Santa Bárbara em 1º lugar no IDEB entre os municípios da região metropolitana A de Belo Horizonte, em 2009.